Saturday, April 9, 2011

LRF??? Reajuste??? E o Servidor Público?

Os jornais do dia 08 de abril informavam, por meio da mídia digital e impressa, o reajuste de 5,91%, isto é, no ano . Na verdade são 2,95% e 2,95%, em duas vezes, o que no acumulado do ano será, 160 reais para o salário mínimo, e cerca de 22 mensais. O locutor da notícia, mesmo que quisesse que parecesse uma algo bom ia no mínimo ser contraditório.
.
Nos últimos 04 (quatro) anos, quase cinco, desde a posse do governador atual, o estado de Alagoas sofreu vários cortes em diversos setores, muitos deles de maneira branca, pela omissão, sem os reajustes necessários.
.
Policiais e bombeiros esperam quatro anos para serem convocados. Professores esperaram tanto que até o concurso perdeu a validade. Profissionais são colocados como monitores em lugar de se abrir concurso para professor da educaçao básica, e o pior a maioria dos monitores já tem o diploma do curso de graduação; só para citar umas poucas áreas.
.
A educacão superior, várias vezes teve cortes, progressivamente sucateada. O concurso para professor da Estadual nunca saiu, mesmo a quantidade mínima para a qual existe orçamento, o governo insiste em colocar substituto (pelo jeito, a lei de trabalhadores temporários não se enquadra para isso) O técnico administrativo teve o seu corte antes mesmo de entrar, com o salário defasado antes mesmo de que ele fosse servidor. Em alguns casos, esta categoria chega mesmo ter a remuneração complementada para poder chegar ao salário mínimo.
.
Mas nem tudo são flores, mas... então chega um belo dia e nota-se que a Lei de Responsabilidade Fiscal permite 5,91% de reajuste. Ora, se a lei preve programação orçamentária, porque demorar um quadrienio para um reajuste vergonhoso deste?
.
Servidor Público de Alagoas, sua nobre missão de melhorar cada dia mais este nosso Estado é o que mais pode causar adimiração: trabalhar para fazer crescer o estado mais pobre do Brasil, um estado que está em primeiro em tudo que nenhum outro quer estar. E assim dando tão poucas condições para se exercer um papel tão importante, será que ainda se espera que Alagoas dê a volta por cima, como num passe de mágica?

3 comments:

Anonymous said...

Parabéns pelo texto. Suas observações são pertinentes.
:D

Júnior Araujo said...

Obrigado, por ler, espero ter provocado uma reflexão que possibilite a nossa ação dentro de todo esse contexto.

Anonymous said...

Por nada!
Textos como os seus levam as pessoas a refletirem e analisar a conjuntura.
Continue prestando esse serviço.
:D