Thursday, April 14, 2011

Uneal tem audiência com Governador

Foto: página da Uneal
Depois de mais uma hora e meia de discussão com o Governador Teotônio Vilela sobre questões que afetam o funcionamento da Universidade Estadual de Alagoas, chegou-se ao entendimento com o Governo que são necessários encaminhamentos para sanar as situações expostas durante toda a reunião. Foram debatidas questões como Concurso para Professor Efetivo, Verba de Capital, Assistência Estudantil, Reajuste Salarial para Tecnicos Administrativos e Professores, PCC, Construção do Campus V e inauguração do III, entre outros.
.
A audiência contou com uma comissão composta por todas as categorias da Universidade e colocou os problemas, quais a Instituição passa. Gilvan Barros começa a exposição da conjuntura atual e é seguido pelo reitor Jairo Campos que faz uma análise das dificuldades atuais e soluções para a Uneal, posteriormente mais desenvolvidas por membros da comissão. Na oportunidade, foi também lembrado que é o primeiro momento que Reitor e Governador se encontram formalmente, visto que na cerimônia de posse o vice havia assumido, por conta do pleito eleitoral.
.
Os Professores Washington Viana e Luiz Gomes do Sindicato dos Técnicos, colocaram a importancia de atualizar o PCC e a questão salarial para permanência dos professores na casa, além de criar cursos como Física, curso no qual Alagoas é deficiente. O aluno Daniel Alves, do DCE cita a importância de criar políticas de assistência estudantil.
.
O técnico-administrativo Júnior Araújo citou ss atuais dificuldades em se manter o técnico trabalhando na Instituição, por questões salariais, de ausência de PCC que atenda a demanda e por procura de melhores empregos, por conta da defasagem salarial. A perda resulta em prejuízo para o Uneal que perde o quadro responsável por desenvolver atividades essenciais a manutenção da Universidade. A isonomia salarial com órgãos do estado como o IZP e IMA, foram apresentados como a saída para o impasse.
.
Gilvan Barros e Judson Cabral, da Assembléia Legislatiava, participaram da reunião e se mostraram a favor da causa da Uneal e solicitaram também ao Governador a sensibilidade para com a IES. Diante de todo o exposto, Reitor e comunidade acadêmica e parlamentares, o Governador indicou Álvares Machado e Rogério Teófilo para encaminharem o tema com a Uneal e definirem um planejamento.

No comments: