Friday, April 1, 2011

A Natureza e o Ser Humano ou Natureza x Ser Humano


A partir da leitura de um artigo, veio a mente algumas ideias de minha infância... Era falado no texto, entre outras coisas, sobre a Amazônia e sobre "a riqueza da biodiversidade da região, bem como de sua água e seus recursos naturais". Inevitável é lembrar que o Brasil tem a maior floresta tropical do mundo, maior reserva de águas, o país que mais se utiliza de meios renováveis e limpos para produção de energia.

Em contrapartida, quando pensamos em tanta abundância, pela relação com os contrários, vamos lembrar também das faltas. Se imaginarmos um pouco que alguns países não possuem esta riqueza natural que aqui temos. Às vezes é complicado de se pensar que tanta natureza pode acabar assim, que pessoas definhariam com sua falta; a verdade é que não é impossível.

Se imaginarmos que na África pessoas e mais pessoas tem condições de vida além do que se pode considerar como precárias. Crianças que tem como brinquedos somente pedaços de barro, ou ainda, adultos que não tem uma perspectiva para seus filhos, ou pessoas que não tem o prazer de ler um livro. E se notarmos que há tantas Áfricas em nosso próprio país, com savanas de concreto e grandes arranha-céus, ou embaixo das marquises.

Países, como é o caso dos europeus e dos E.U.A, que não podem utilizar-se de suas floretas - afinal destruiram todas e agora visam a 'dominar' a partir de seu poderio econômico e seu livre mercado, a dos países que ainda tem as suas - ou que não tem uma mais um povo indígena - lembrando que no México atualmente tem cerca de 56 línguas indígenas - Vamos ver que a natureza por si só não se destruiu.

Quando criança, costumava imaginar que era injusto ter pessoas que passavam fome, ou que não tinham um lugar para dormir, para descansar e sempre imaginava que tudo ficaria bem. Acontece que ainda acho injusto, mas as pessoas se vão, as coisas não mudaram e para ser sincero devemos aceitar que não mudarão facilmente; nós somos a mudança. A verdade é que ainda tem muita gente com as mesmas dificuldades, mas são novas gentes, provavelmente as do tempo meu tempo de criança já pereceram; o que faz ser inevitável ter uma postura coerente em relação a como acreditar que tudo vai melhorar.

Precisamos ir muito além do que criticar, é necessário encontrar alternativas para combater este massacre por omissão existente em nossa sociedade. Nossa mente humana é capaz de muito mais do que nos ensinaram. Ter solidariedade é uma de nossas qualidades, temos que aproveitar esse dom de 'ser' humano para fazer um mundo melhor, a partir de cada escolha que fazemos, a partir de cada debate que enfrentamos e de cada ato que fizermos.



http://www.pcdob.org.br/noticia.php?id_noticia=150721&id_secao=3 - página citada no início
Posted by Jun Weik at Friday, April 01, 2011

No comments: