Friday, September 16, 2011

Povo Alagoano - Espírito Coletivo


Hoje é emancipação política de Alagoas. Motivo por si só suficiente para congratular todos os alagoanos. Mas tem outra razão pela qual o alagoano merece muito mais admiração e respeito. Muitos motivos certamente, vou me concentrar em poucos, no entanto.
.
Esta semana houve o teste físico para concurso público, emprego federal, muito cobiçado, enfim. Pessoas de todo o Brasil realizavam, em Alagoas aconteceu o mesmo (claro, graças ao Governo Federal).
.
A solidariedade dos candidatos, mesmo em um espaço como este que poderia denotar a concorrência entre si, fez com que eu pensasse em como os alagoanos pensam nos outros. Como pode, em uma disputa, mostrar solidariedade? Pode sim, vou descrever um ponto que foi crucial.
.
Na reta final do teste de corrida, um dos candidatos mostrava sinais de não aguentar mais correr. Cerca de cinquenta metros do final. Foi quando aconteceu o inesperado. Todos os candidatos, que estavam fora da circuito, começaram a gritar: "Vai, vai, você consegue, corre!!!". Aí aconteceu. O candidato, que estava cansado e desmotivado, conseguiu superar e completou o circuito.
.
Outro ponto também importante, foi o modo como fomos recebidos pela equipe do concurso. Tanto do pessoal dos Correios como o tratamento dispensado pelos militares, durante todo o período dos testes, também foram exemplares. Nos explicaram todos os pormenores dos exercícios, mesmo estes tendo sido disponibilizados no edital anteriormente.
.
Um detalhe importate: Parece que compreenderam o sentido de burocracia como proposto por Marx Weber e diferenciaram de burocratismo. Os testes foram filmados também, o que mostra burocracia, mas não significa burocratizar o procedimento, visto que tudo correu com facilidade.
.
Parabéns Alagoanos, pelo sentimento de coletividade evidente no dia em questão. Espero muito ver novamente estes esforços durante questões de grande relevância para todos os demais. Desejo ainda que o apoio coletivo continue sendo uma das marcas de nosso querido estado, rumo a uma verdadeira emancipação. Que nosso povo liberte-se de seus exploradores e firmem-se para exigir o que lhe é de direito: uma vida digna para si e para seus iguais.

4 comments:

Anonymous said...

Nem preciso dizer q vc escreve maravilhosamente bem!

Júnior Araujo said...

Valew @Maluzinhaujs estou treinando...rsrsrs

Clau Soares said...

Ainda bem que há solidariedade.

Júnior Araujo said...

Temos que valorizar muito este espírito!!! Em outros lugares, um candidato faz de tudo para derrubar os outros. Neste dia, o que vimos foi a tentativa de todo mundo levantar o colega, mesmo que isto custasse a vaga deles... mas e daí... eles não estavam preocupados com isto, somente com que todos passassem.