Monday, May 2, 2011

Dia do Trabalhador


125 (centoe e vinte e cinco) Anos. Este é o período de tempo que nos separa da grande manifestação geral que gera a comemoração do 1º de maio, que celebramos ainda nos dias atuais.
.
Neste ano o dia caiu num domingo. Motivo de tristeza para muitos, um feriado a menos. Contudo, o valor simbólico que esta data traz consigo é de valia histórica, e vale a pena ser lembrada a qualquer dia do ano.
.
Temos no primeiro um exemplo claro da luta dos trabalhadores em todo o mundo. O revolta que é tomada para o dia, em 1886 é em Chigado, EUA. O local da escolha da data é em París. A Russia em 1920 proclama o dia como feriado nacional e a França havia feito o mesmo em 1919. Diante disto, é inegável a influência que os trabalhadores tem, quando organizados, ao pelo mundo inteiro.
.
Embora a luta dos companheiros que lutaram por melhores condições tenha atravessado mais dois séculos, a batalha ainda continua, devemos reforçar nossas bases em todo o mundo, e em especial em Alagoas. Se a nossa luta imediata é salário e jornada mais curta, por outro, uma vida digna também está em jogo.
.

"Desejo a todos um ótimo mês do trabalhador e mais, desejo que possamos compreender a importância da participação nos movimentos por melhores condições de jornada, trabalho, emprego, mais ofertas de vagas, pois somente com este tipo de participação galgaremos uma vida mais digna e justa."
.
Abaixo um poema do Russo Maiakovski.
A todos
Que saíram às ruas
De corpo-máquina cansado,
A todos
Que imploram feriado
Às costas que a terra extenua –

Primeiro de Maio!
Meu mundo, em primaveras,
Derrete a neve com sol gaio.
Sou operário –
Este é o meu maio!
Sou camponês - Este é o meu mês.

Sou ferro –
Eis o maio que eu quero!
Sou terra –
O maio é minha era!

"Meu Maio", de Vladimir Maiakovski

No comments: